terça-feira, 30 de março de 2010

Hipocrisia

"A humanidade é o câncer do planeta". Alguém já disse isso, mas não lembro quem. Apenas sei que concordo plenamente.

O mundo seria um lugar muito melhor se as criaturas não tivessem evoluído tanto até o surgimento dos seres humanos. Existiriam apenas coelhinhos e oncinhas saltitantes e alegres. Nada de poluição, desmatamento, violência etc.

O que realmente me incomoda é o fato de que as pessoas continuam se reproduzindo, vivendo numa eterna hipocrisia. Até os que separam o lixo, por exemplo, não andam a pé por aí. E seus filhos farão a mesma coisa. Ou pior.

A reprodução é sempre uma escolha, seja consciente ou inconsciente. E é essa escolha que torna a humanidade uma raça hipócrita. Não consigo entender a necessidade das pessoas de ter filhos, criá-los e "educá-los", para que virem novos monstrinhos de destruição. Não consigo ver o lado positivo de ter que aturar e alimentar um bebê até que ele vire um adulto capaz de cuidar da própria vida.

O padrão da sociedade é patético. Nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar e morrer. A maioria das pessoas segue esse padrão cegamente. Mas onde entra a verdadeira diversão? São poucos os que entendem que esse padrão não é um modelo de vida ideal. "Se você seguir todas as regras, perderá toda a diversão".

E tem as campanhas para 'salvar o planeta'. São o pior tipo de hipocrisia. Os chamados 'ecochatos' só se preocupam com o planeta na hora da campanha. Depois disso, esquecem tudo e voltam a gastar água, energia, dar uma volta de carro, destruindo o mundo à sua volta sem perceber. Ou talvez até percebem, mas não estão muito mais preocupados com isso.

Eu, pelo menos, SEI que não faço bem para o planeta. É por que eu não me importo com o planeta. Me importo apenas com o tempo que EU tenho de vida, e pretendo aproveitar esse tempo ao máximo. Egoísmo? Talvez. Não me importa. Mas sei que terei uma vida muito melhor que a dos 'ecochatos'.

E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário