segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tudo é mito

4 comentários:

  1. [caro diego,

    é interessante ver um jovem com a mente ativa hoje em dia; afinal, ninguém quer pensar.

    ...mas, longe de querer iniciar um debate sobre religião, eu pergunto se você sabe o que é um mito... John Lennon foi (é) um mito? Chico Xavier? Buda? Elvis Presley? Todos mortos.

    Um mito é a maneira que um povo encontra, dentro de sua cultura, de manter - transmitindo e retransmitindo, de várias maneiras - a 'história' que garante a esse mesmo povo a manutenção de sua própria cultura e consciência...

    Isso não quer dizer que um mito seja uma mentira. Quando alguma pessoa que amamos se torna um mito pra nós, é porque a gente quer, de alguma maneira, manter a imagem dessa pessoa bem viva e nítida dentro de nós, né não?

    pois é, camarada... aí é que entra uma injustiça: "tudo é mito"? Eu? Você, a sociedade? Os poetas, defuntos e artistas que eu citei?

    ...relembrando:

    o mundo - desde a américa à ásia menor (e todo o resto) tem duas eras distintas: antes de alguém e depois de alguém... quem é esse alguém? um mito, apenas?

    será que foram as forças políticas que fizeram de Jesus Cristo um marco na história da humanidade? Alguém conseguiria isso? Com qual intenção, se ninguém ganharia nada com isso?

    É isso, meu bravo camarada.

    É muita mancada comparar O divisor de datas e eras do mundo (a.C & d.C) com uma criação Frankstein, tão burlesca...

    "Tudo é mito?"... difícil encontrar alguém, em toda a filosofia, que se atreva a sustentar essa afirmação. Mas afinal de contas, cada um tem sua mente. E ela mente, não se esqueça disso.

    Aliás, sem cérebro é aquele que afirma a inexistência de algo que ele mesmo não pode comprovar. A vida está aí... O mundo está aí...

    E estamos em 2011. Depois de Cristo, o grande Mito. Mas será que ele é apenas mito? Olhe pra dentro de si...

    Um forte abraço, amigo.

    Um bom ano novo pra você e toda a sua família!]

    ResponderExcluir
  2. Mito
    s. m.
    1. Personagem, facto ou particularidade que, não tendo sido real, simboliza não obstante uma generalidade que devemos admitir.
    2. Coisa ou pessoa que não existe, mas que se supõe real.
    3. Coisa só possível por hipótese; quimera.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que li isso...
    Diego 1 x 0 Religioso.

    ResponderExcluir